APURAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL DE ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123/06 e regulamentado pela Resolução CGSN nº 140/18. 

O valor devido mensalmente pelas empresas optantes pelo Simples Nacional será determinado mediante aplicação das alíquotas efetivas, conforme expliquei no artigo Como deve ser a apuração do Simples Nacional” aplicada sobre a base de cálculo que abordei no artigo Qual é a Base de Cálculo para fins de Incidência do Simples Nacional?”. 

O propósito deste artigo é explicar a forma de apurar o Simples Nacional para empresas de contabilidade. 

A prestação do serviço de escritórios de serviços contábeis, que serão tributados na forma do Anexo III, desconsiderando-se o percentual relativo ao ISS, quando o imposto for fixado pela legislação municipal e recolhido diretamente ao Município em valor fixo. 

O art. 34 da Resolução CGSN nº 140/18 estabelece que “os escritórios de serviços contábeis recolherão o ISS em valor fixo, na forma prevista na legislação municipal”. 

A empresa de serviços contábeis que tenha prestado serviços sujeitos ao ISS deverá informar que o valor devido de ISS é fixo e, com isto, desconsiderar, no cálculo do valor devido no âmbito do Simples Nacional, o percentual do ISS. 

Os Municípios, em regra, nos termos do parágrafo 1º do art. 9º do Decreto Lei nª 406/68, devem cobrar tributação fixa ou per capita das contabilidades. 

Segundo o parágrafo 1º do art. 9º da lei, quando se tratar de prestação de serviços sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte, o imposto será calculado por meio de alíquotas fixas, em função da natureza do serviço ou de outros fatores pertinentes, nestes não compreendida a importância paga a título de remuneração do próprio trabalho.  

Se a sua contabilidade está pagando ISSQN sobre o faturamento, importante que você faça uma análise tributária de qual forma é mais viável financeiramente, ou seja, qual é a menos onerosa. 

Na hipótese de o escritório de serviços contábeis não estar autorizado pela legislação municipal a efetuar o recolhimento do ISS em valor fixo diretamente ao Município, o imposto deverá ser recolhido pelo Simples Nacional. Neste caso, sugiro que a contabilidade ingresse na justiça, requerendo o direito de recolher ISSQN por valor fixo, conforme determina o §1º do art.  9º do Decreto-Lei nº 406/68. 

A Reduza Tributos é formada por advogados tributaristas, contadores, consultores e administradores que são especialistas na legislação que regulamenta o Simples Nacional. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a Reduza Tributos? 

Preencha abaixo seus dados que nossos consultores entrarão em contato para agendar uma apresentação. 

Conteúdo Tributário Para Médios e Pequenos Empreendedores

Conheça mais sobre redução de carga tributária e recuperação de créditos para o seu negócio!

DESVENDANDO OS REGIMES DE TRIBUTAÇÃO: LUCRO REAL, PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL.

DESVENDANDO OS REGIMES DE TRIBUTAÇÃO: LUCRO REAL, PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL.

Ao iniciar uma empresa, uma das principais decisões a serem tomadas pelo empresário, que pode determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio, é a escolha do regime de tributação.

Compreender as diferenças entre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional é uma chave para otimizar seu planejamento tributário, minimizar custos e maximizar lucros.

Este artigo oferece, de forma resumida, uma visão sobre esses regimes de tributação, ajudando-o a tomar decisões mais informadas para o seu negócio.

Leia o artigo completo para entender o assunto.

COMO DEVERÃO SER TRIBUTADAS AS FARMÁCIAS DE MANIPULÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL?

COMO DEVERÃO SER TRIBUTADAS AS FARMÁCIAS DE MANIPULÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL?

Este artigo aborda a tributação de receitas provenientes da venda de produtos manipulados por farmácias de manipulação que optam pelo Simples Nacional. O Simples Nacional é um regime tributário simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte. A Lei Complementar nº 147/14 trouxe mudanças significativas na tributação do Simples Nacional para farmácias de manipulação, exigindo a segregação de suas receitas para tributação.